Qual versão do HMG utilizar?

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

marrari
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por marrari »

Bom dia colegas.

Desculpem se este tema já foi debatido, mas pesquisei e não encontrei. Sou inciante e fiz a conversão de um sistema originalmente desenvolvido em Gaspro40 e Clipper5.2e para harbour. Estou fazendo testes para ver se tudo está funcionando corretamente. Utilizei a versão 3.0.35 do HMG, mas notei que já existe a versão 3.0.41 bem recente e até outra, a 4.0. Sendo assim, gostaria da opinião dos colegas mais experientes sobre qual das versões devo utilizar e que se mudar da versão 3.0.35, quais cuidados terei que tomar (digo isso, pois na versão 3.0.35 tem como configurar diretamente em uma das abas que é prá ser compilado em modo console... não sei se é assim também em outras versões). Meu questionamento em relação a qual versão utilizar é mais para saber qual delas deixará meu sistema mais compatível e rápido com os novos sistemas operacionais (sem deixar de lado o velho XP, é claro).

Aproveito ainda para perguntar aos colegas se ainda o índice mais indicado para ser utilizado é o CDX, visto que utilizava o NSX. Mas como vários colegas aqui relataram problemas com este último, resolvi testar com o CDX. Alguma evolução nesse aspécto ou devo contiunar mesmo com CDX?

Agradeço a atenção e aproveito para enaltecer o alto nível do fórum, bem como a prestesa dos colegas em ajudar.

Marcelo.
Editado pela última vez por Pablo César em 24 Abr 2012 09:56, em um total de 1 vez.
Razão: O presente tópico foi movido da seção xHarbour, uma vez que seu conteúdo não tem relação com os objetivos daquela seção, onde só podem constar dúvidas técnicas de programação diretamente relacionadas com o [x]Harbour.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

quais cuidados terei que tomar (digo isso, pois na versão 3.0.35 tem como configurar diretamente em uma das abas que é prá ser compilado em modo console... não sei se é assim também em outras versões)
Com respeito a esta questão, sim a 3.0.35 é a ultima versão que a IDE possui essa opção. Mas nada impede você utilizar outras versões posteriores. Neste tópico eu explico isso e o detalhe que tem que ser adicionado ao seu código para que rode em modo console, veja: Compilar através da IDE da HMG versão 3.0.35 esta versão é apenas mais simples.
Meu questionamento em relação a qual versão utilizar é mais para saber qual delas deixará meu sistema mais compatível e rápido com os novos sistemas operacionais (sem deixar de lado o velho XP, é claro).
Todas as essas versões você utiliza no WinXP, Win98, Win7, Vista e qualquer outra versão do Windows. Cada versão do Windows, como sabemos, tem uma particularidade que diferencia de versão em versão. Indicar qual é a melhor, fica um tanto fora de contexto quando você atenta no seu sistema, rotinas que diferenciam o funcionamento de rotinas de acordo a versão do Windows em que o seu programa irá funcionar. Evidentemente que as versões do HMG e como qualquer outra ferramenta xBase, está atrelada à versão do Harbour. E quanto mais atual seja a versão que o HMG utilize do Harbour, com certeza é a mais indicada, pois bugs ou melhoras de funções ou aparecimento de novas funções, aparecem conforme o release do Harbour.
sou inciante e fiz a conversão de um sistema originalmente desenvolvido em Gaspro40 e Clipper5.2e para harbour.
..//..
Utilizei a versão 3.0.35 do HMG, mas notei que já existe a versão 3.0.41 bem recente e até outra, a 4.0.
Se o seu programa ficou bom com a versão 3.0.35, então deixa como está. Se você vê que quer implementar algo que a versão do Harbour nessa versão não está dando certo e funciona com a ultima versão (hoje é: 3.0.41), então mude. Agora passar para versão 4.0 da HMG, considerando que você é iniciante (como você mesmo disse), você provavelmente irá ter uma dificuldade à mais, pois esta versão utiliza outra lib gráfica que é a QT e esta é orientada a objeto, na minha opinião bem difícil de entender (ao menos para quem é Clippeiro velho como eu). Claro que os colegas internacionais (inclui brasileiros também), ajudaram a ampliar nesta versão, uma forma para compatibilizar a maoiria dos recursos que em fontes da versão 3 eram utilizados. Portanto a versão 4 é OOP mas também é semi-OOP o que facilita a retrocompatibilidade. Mas esta versão 4, ficou um pouco parada, porque poucos mostraram interesse, possivelmente por causa da dificuldade de "digestão" no desenvolvimento OOP. Mas com certeza a programação OOP é mais limpa e mais poderosa, veja ao exemplo a linguagem JAVA.
Também, existe outra versão do HMG (que você ainda não mencionou), alias uma "subversão" rsrsrs que foi desenvolvida com base HMG que utiliza praticamente os mesmos componentes e que isto dá uma certa compatibilidade, chamada de MiniGUI ou HMG Extended. No entanto, esta versão tem alguns recursos a mais que o HMG, porém muitos acham que a forma de obtê-los é menos ortodoxa que o HMG. O HMG é bem estável, não que o MiniGUI não o seja, mas as vezes apresentam erros em algumas funções adicionais que foram portadas por inteiração da linguagem C. Como sabemos o Harbour e xHarbour permitem a incorporação de código C e isto possibilita a ampliação de novos recursos na linguagem.
o índice mais indicado para ser utilizado é o CDX, visto que utilizava o NSX
..//..
devo contiunar mesmo com CDX?
Sim, a CDX mostra-se em HMG mais adequada.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Claudio Soto »

Mas esta versão 4, ficou um pouco parada, porque poucos mostraram interesse
En mi humilde opinión creo que la versión 4 de HMG tiene poco futuro actualmente, ella nació cuando Harbour aun no poseía una interfaz gráfica y en consecuencia era un avance en la OOP, la versión 4 se basa en la librería gráfica QT que es orientada a objetos. Posteriormente Harbour adoptó la biblioteca QT y desarrollo su propia interfaz gráfica orientada a objetos, por lo tanto creo que HMG 4 lo único que logra es recrear en forma mas o menos similar lo que desarrollo Harbour, entonces surge la pregunta porque usar HMG 4 si puedo hacer lo mismo usando solo Harbour? Ademas el entorno visual de Harbour con QT esta mucho mas avanzado que el de HMG 4. El éxito de HMG fue la simplicidad de la sintaxis al estilo Clipper y lo versátil que era, pero creo que HMG 3.xx todavía le falta mucho camino por recorrer, ejemplo de ello es que existen demasiados propiedades y eventos que no se pueden modificar en tiempo de ejecución, creo que debería acercarse mas y en forma más rápida a las posibilidades de la GUI que brinda Windows.

Aclaración: yo soy usuario de HMG 3.xx y me encanta, es por eso que me da pena que no avance, prácticamente en los últimos años las actualizaciones solo han corregido algún Bug con poca innovación en su contenido, basta comparar por ejemplo la versión 3.0.35 (de junio del 2010) con la versión 3.0.42 (de agosto del 2012) que es la última actualización. Además su creador está totalmente enfocado a desarrollar lo que podría ser un HMG 5 (llamado HMGSCRIPT basado en Java) destinado a realizar aplicaciones para la web, lo cual retrasa aun mas el progreso de HMG 3.xx.

Esta es solo mi humilde opinión sobre el tema, otros podrán tener otra totalmente diferente y es válida, pero creo en lo que todos los usuarios de HMG estamos de acuerdo es que queremos un HMG cada vez mas robusto y aggiornando a las posibilidades del sistema operativo.
Saludos cordiales,
Claudio Soto.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
MSDN
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por MSDN »

Concordo plenamente com o que Claudio explanou, deveriamos ter uma forma de criar aplicativos gráficos utilizando a sintaxe Clipper, que é simples e poderosa, quem critica, com certeza não tem cultura e experiência em programação. Seguindo nesse rumo, creio que o melhor seria uma lib escrita em C, que pudesse ser criada em qualquer sistema operacional, e não somente em Windows, sem fazer chamadas exclusivas à API dele, mas sim com comandos e funções simples, que atendam ao propósito de criar janelas, mostrar imagens, criar menus, browse e o mais comum, combobox, checkbox, etc., como era a LightLib e a FernsGraphicsLibrary. Como a parte que lida com informações, não necessita da parte gráfica, teriamos uma lib enxuta, multiplataforma (dispositivos móveis inclusive) e que realmente desse liberdade ao desenvolvedor. Não sei se alguém acompanha o Delphi, mas segundo meu ponto de vista, ele estava seguindo os mesmos passos do Clipper, teve seu auge, foram feitos milhares de aplicativos, todo mundo sabia usá-lo e de uma hora para outra, a Borland largou o produto, e depois vendeu para outra empresa. Essa outra empresa, chamada Embarcadero, deu umas patinadas no começo, mas depois viu o foco, que tem muito a ver com o que falei antes (claro que lá tem muito mais coisas), e hoje entrega um produto que faz o desenvolvedor Delphi poder se animar a usar a ferramenta, e dar conta do que o mercado precisa, pq no fundo, o cliente (rarissimas exceções), não quer saber o banco de dados ou a linguagem que vc usa, ele quer consumir algo que funcione e resolva o problema dele, ou seja, abrir a porta de manhã cedo, vender muito, tudo dar certo, e no fim do dia, saber quanto entrou e quanto saiu.

Abraços

Marcelo Neves
(41)3251-2307
(41)9884-7356
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Boa noite caros colegas.

Como sou um simples aprendiz da MiniGUI estou bastante confuso com as versões existentes e usadas. Elaborei um pequeno aplicativo para usa na Porta Serial que está em fase de testes no Cliente, usando a versão 3.0.35.

Eu imagino que haja a versão do Harbour, a versão da MiniGUI e também a da IDE. Mistura explosiva. Os miolos parecem querer dançar...

Acima falou-se que a 3.0.42 seja a última versão. Eu tenho baixado versões 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3. A quê referem-se estas versões ? Nestas versões acompanha a IDE do Roberto Lopez, aquela com o ícone que tem uma bandeirola do Windows no centro.

Também a outra vertente que menciona versões como 2.2.0 e 2.2.2. Nestas, a IDE é do Walter Formigoni, aquela do ícone vermelhinho.

Muitos exemplos da pasta Samples de uma vertente não funciona na outra.

Se alguém puder me esclarecer eu ficaria agradecido.

Para não criar confusão, como a comunidade dos desenvolvedores referem-se a cada uma delas em particular ?
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Hasse escreveu:Como sou um simples aprendiz da MiniGUI estou bastante confuso com as versões existentes e usadas. Elaborei um pequeno aplicativo para usa na Porta Serial que está em fase de testes no Cliente, usando a versão 3.0.35.
Só faltou dizer se fez em GUI ou console. A versão HMG 3.0.35 que eu tenho indicado, apenas é para aqueles que estão começando a migrar de Clipper para Harbour. Nessa versão, possui uma IDE que tem a opção de selecionar: CONSOLE ou não. Mas se quiser elaborar o seus programas em modo gráfico (GUI), aconselho utilizar sempre a ultima versão. Como é de saber, quase sempre (rs) o ultimo lançamento de versão é o que mais recursos possui.
Eu imagino que haja a versão do Harbour, a versão da MiniGUI e também a da IDE. Mistura explosiva. Os miolos parecem querer dançar...
Não sei se você procura esclarecimentos sobre isto, mas seja até para esclarecer melhor, vai ai a minha explicação:

- Harbour: Compilador, é a ferramenta principal de programação, como se fosse o Clipper (claro que com muitíssimo mais recursos).
- MiniGui: É a biblioteca gráfica. É a responsável pela comunicação com as APIs do Windows, em outras palavras é a que diz pro Windows para fazer janela, do tamanho e características que é definido no código fonte e interpretado pela biblioteca gráfica. Quando falamos em MiniGui, falamos de HMG e/ou Extended. Originalmente surgiu primeiro a HMG do Roberto Lopez e depois foi lançado outra versão que é a Extended do Grigory Fitalov. A HMG tem como compilador além do Harbour, tem o MingW, por isso as suas bibliotecas tem extensão .a já o Extended que tanto utiliza xHarbour como Harbour tem o BCC e suas bibliotecas são .lib.
- IDE: Na Minigui, é uma ferramenta de desenvolvimento, que auxilia a criação de telas (posicionando os componentes gráficos em tela), compilar, debuggar (ainda sendo desenvolvido, pois atualmente debuga só em modo console) e executar, também tem um módulo que serve para criação de dbfs e menus.
Acima falou-se que a 3.0.42 seja a última versão.
O colega Claudio, falando em espanhol, referiu-se a ultima versão naquela época que ele escreveu (pode ver que ele mencionou uma data). Isso não quer dizer que atualmente é essa a ultima versão.
Eu tenho baixado versões 3.1.1, 3.1.2 e 3.1.3. A quê referem-se estas versões ?
E está por sair a versão HMG 3.1.4 pelo nobre colega Claudio Soto. Ele trouxe a partir da versão 3.1.0, o formato UNICODE que possibilita exibir caracteres de qualquer país (inclusive os caracteres chinos, japoneses, árabes, etc.). O padrão UNICODE é o mesmo que é utilizado para as páginas em internet. Para utilizar as versões 3.1.0 em diante, você precisará configurar o seu editor de códigos para o padrão UTF-8. Eu uso o Notepad++ que vem na HMG e é totalmente freeware e muito bom.
Nestas versões acompanha a IDE do Roberto Lopez, aquela com o ícone que tem uma bandeirola do Windows no centro. Também a outra vertente que menciona versões como 2.2.0 e 2.2.2. Nestas, a IDE é do Walter Formigoni, aquela do ícone vermelhinho.
Sim, tem duas IDEs, pois são produtos diferentes. São parecidas, mas não iguais. Portanto as IDEs devem ser diferenciadas.
Muitos exemplos da pasta Samples de uma vertente não funciona na outra.
Sim, existem mais recursos em uma do que em outra. Muitas da Extended foram adaptadas para HMG. Tudo depende o grau de conhecimento na linguagem C para criar o vinculo e adaptar com os recursos que são dispostos em forma diferenciadas. Mas lembrando, tudo está em Harbour e mesmo que o Extended tenha feito em xHarbour, quase que sempre tem jeito de adaptar o comando parta Harbour.

Bom espero ter esclarecido suas dúvidas Hasse e dos outros.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Boa tarde Pablo.

Riquíssimo o teu texto. Obrigado pela dedicação.

Não querendo abusar, mas tenho mais perguntas. Eu não queria colocar todas numa só mensagem...

Respondendo à tua pergunta: O aplicativo que desenvolvi foi em GUI (gráfico), mas muito simples.

Uma IDE do tipo usado na versão 3.0.35 (que permite setar se Console ou GUI) pode ser usada numa versão 3.1.4 ?

Se bem que já estou adquirindo um pouco de desenvoltura e quando desejo o modo Console já uso:
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT
Se esta for a única diferença não vejo porque eu ficar preso à versão 3.0.35. O que você acha ?
Editado pela última vez por Pablo César em 06 Jun 2013 16:39, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem re-editada e dividida em outro tópico para não apresentar desvio de assunto.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Hasse escreveu:Uma IDE do tipo usado na versão 3.0.35 (que permite setar se Console ou GUI) pode ser usada numa versão 3.1.4 ?
Sim, porém apartir da versão da HMG 3.1.0, se tiver criado os forms (arquivo fmg) na versão anterior, você irá precisar carregar os forms pela nova IDE_UNICODE e acertar os acentos ou você pode editar os arquivos fmg com o Notepad++ (por exemplo) em modo UTF-8 e refazer os acentos, gravando os arquivos. Mas lembre, faça sempre uma cópia antes, vá que as alterações sofreram algum deslize de edição... Caso o programa não possua forms a carregar, então o jeito é refazer as acentuações no próprio editor de código (normalmente usado o Notepad++) em modo UTF-8.
Hasse escreveu:Se bem que já estou adquirindo um pouco de desenvoltura e quando desejo o modo Console já uso:
REQUEST HB_GT_WIN_DEFAULT

Se esta for a única diferença não vejo porque eu ficar preso à versão 3.0.35. O que você acha ?
Certamente !!! Aí você se livra da amarra de versão.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Ver este complemento de informação: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 753#p91753
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Boa noite caro Pablo.

Esta informação é muito importante pois facilitará muito o trabalho.

Obrigado, mais uma vez.
Hasse
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

Tambem concordo com o amigo marcelo a minigui é muito boa sim é fato mais a sintaxe dela é muito diferente do que estamos acostumados com a do clipper o que dificulta muito a migraçao pra grafico em harbour (pelo menos no meu caso ) venho tentando fazer uma funçao funcionar em minigui
enclusive tive total ajuda do pablo e do toledo mesmo assim nao consigui ainda um funcionamento eficaz tenho 100% de certeza que se fosse
a lib lligb portada pra harbour ja teria feito sem nem um problema mais infelizmente nao foi criada ainda pelo menos free uma pena

eu acho que era algo a estudar como o marcelo falou uma lib grafica que usasse a sintaxe da linguagem clipper para poder facilitar muito o trabalho do programador
ate em conversa com amigos penssamos na possibilidade de mandar essa ideia para os devell do harbour mais por enquanto so ficou em conversa mesmo...
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
Responder