Entrada de dados com tela "rolando"

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Oi Kebe, eu quis compilar mas estão faltando duas funções:

- gotoget()
- aguarda()

Será que você poderia posta-las também senão for pedir muito, é claro.

sds
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Manuel Luis Modernel
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: Entrada de dados com tela "rolando"

Mensagem por Manuel Luis Modernel »

Buenos dias Pablo César,

Um dia destes encontrei um Sr. no meio da rua, abraçado num poste e batendo fortemente a cabeça no poste, dai perguntei o moço que aconteceu de tão GRAVE ?:

Dai ele respondeu : " Tou com um problema num programa para fazer a tela ROLAR APÓS UM GET !!

HIHIHIHIIH !!!

Este tópico realmente te deixou apaixonado né ??? Da minha parte deixo a VC meus mais sinceros Parabens !!
OI Aqui é o Veio Modernel
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

hihihi é verdade Manuel, buen dia ! Este tópico realmente me interessa porque vejo necessidade de administrar melhor os espaços nas tela, principalmente em tela modo console onde a limitação é evidente. Não gosto de encher a tela com demasiados GETS cheio de requisições num amontoamento de informações. Aliás eu gostei muito de haver feito aquele exemplo à TABSTRIP em Clipper, isso deixou muito mais CLEAN a minha inclusões com associação.

Claro que tudo isto contribui a melhoras nos procedimentos, ora até porque este tópico talvez venha a ser útil a outros colegas. No entanto de uma certa forma estou me prendendo ou conformando ao modo console e não partir de uma boa vez para programação GUI. Coincidentemente acabo de ler um trecho muito conveniente a ser citado:
Arnold Toynbee - Univ. Oxford escreveu:A noção de progresso inevitável é inadequada, pois há sempre riscos de involução e retrocesso, e o êxito tende a causar acomodação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Há muito tempo atrás vi um demo de um programa Clipper em que o sujeito, que tinha o mesmo problema de muitos campos GET, classificou esses campos e criou abas, como existe no Windows. Ficou muito bom. Aliás, no Windows é assim que eu faço. Eu e o resto do mundo. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Manuel Luis Modernel
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Manuel Luis Modernel »

Amigos Pablo e Maligno,

Vc´s sabem que eu quando hoje em dia faço alguma coisa em termos de programação é em Visual Basic 6, e eu uso e abuso das TABSTRIP (fichas)justamente para classificar as informações "solicitadas" e "mostradas" no programa.

Na epoca do Summer nunca tive essa ideia de apresentar em varias telas distintas, dai achei os exemplos de VC´s excelentes e tenho certeza que muitos colegas do forum irão aderir a eles.

Tem um topico de um rapaz que perguntava como setar a linguagem no DOS 6.22 onde dei umas dicas e do qual VC´s dois não opinaram vai lá e ajudem o rapaz alem de verificar se o que eu indiquei tá certo !!

Grande abraço a VC´s dois e bom fim de semana !!!
OI Aqui é o Veio Modernel
Kebe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Kebe »

Olá Pablo !

Desculpe minha falha... é que faz tantos anos que uso um getsys modificado que esqueci de adicioná-lo.
No meu getsys eu criei uma função chamada "gotoget" que faz com que o foco do meu get vá para a posição
que eu colocar no parâmetro. Para que ela funcione, existem alguma variáveis inseridas dentro do corpo do
getsys.prg que eu uso. Clique no endereço http://rapidshare.com/files/112846836/GETSYS.zip.html e baixe o
getsys.prg que eu utilizo. no mais.. o aguarda() nada mais é do que um "wait" , vc pode substituir ok ?

Um abraço, qquer coisa poste aqui que na medida do possível eu vou dando o retorno.

Kebe
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro colega Kebe,

Desculpe a minha insistência, pois eu ainda não conseguí fazer funcionar adequadamente, apesar dos fontes e arquivo disponibilizado. Conseguí compilar mas está dando erro e gostaria que você me assinale onde estou errando. Estou anexando os arquivo fontes que você disponibilizou, claro que fiz uma compilação com as três mensagens suas e obtive estes arquivos de código fonte.

O erro que está dando é:
Error BASE/1132 Bound error: array access
Called from KBGREAD(237)
Called from ROLATELA(140)
Este fórum está cada vez melhor, realmente ficou excelente. Aproveito a NOVA opção que temos para ANEXAR arquivos TEXTOS sobre a minha questão aqui com o colega Kebe. Do contrário eu teria que postar os três arquivos fontes e de diretrizes oque deixaria este tópico muito inchado. Parabéns Toledo !.

Aguardo seu retorno, Kebe.
Anexos
Kbget.ch
(1.98 KiB) Baixado 356 vezes
Getsys.prg
(46.77 KiB) Baixado 318 vezes
rolatela.prg
Arquivo corrigido, conforme indicação do autor. Leia-se como correto na linha:
read janela 08 01 19 78
(9.11 KiB) Baixado 319 vezes
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Desculpem a minha impolgação... mas este recurso de anexar arquivos é realmente fantástico, só espero que não venha a onerar sobre os custos ao ocupar tanto espaço na hospedagem de tais arquivos. Observem a mensagem anterior os arquivos anexos que dá para fazer downloads. Genial.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Kebe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Kebe »

Bom dia Pablo

Verifiquei o programa e constatei que o erro está nosparâmetros enviados para a funcao.
Na linha onde está :

read janela N_LING1 01 19 78

substitua para

read janela 08 01 19 78

A variável N_LING1 ( que é a linha inicial, está com o valor maior que 19 ( que é a linha final )

Espero que dê tudo certo agora.
um abraço

Kebe
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Era isso mesmo Kebe, obrigado por me atender e desculpe eu não ter percebido.
Ficou muito bom vou atualizar o meu PRG caso desejem testar o seu exemplo.

Agora temos mais uma forma de editar, eu sempre quis fazer isso mas não achava o key da questão, que na minha opinião o GETSYS específico faz toda a diferença.

Valeu Kebe, obrigado pela sua contribuição.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Kebe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Kebe »

Beleza Pablo...

Qquer coisa... estamos aí !
Um abraço

Kebe
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

Corrigí o erro que o colega citou, quando linko o rolatela com o getsys faltam diversas funções, de que forma vc resolveu ?
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: Mensagem recuperada através de citações de outros usuários. Pois esta mensagem foi re-editada pelo próprio autor apagando o seu conteúdo e prejudicando o entendimento do tópico. Esta prática não é aceita no fórum.
Editado pela última vez por Grings em 22 Mai 2009 20:55, em um total de 1 vez.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Grings escreveu:Corrigí o erro que o colega citou, quando linko o rolatela com o getsys faltam diversas funções, de que forma vc resolveu ?
Se você corrigiu o que o colega Kebe falou, não era para dar erro algum. Tudo está completinho. Baixe de novo todos os arquivos, e compile com Clipper 5.3 e BLINKER inclusive o GETSYS com os parâmetros /M /N como indicam o fonte.

Quando a esse erro "ERROR BASE/1003 Variable Does Not Exist: SASTATICS" está me parecendo algum erro quando você editou e sem querer editou colocando "SA" em STATICS, verifique. Mas se baixar de novo, sobre-escreva-os e recompile, não tem por quê dar erro algum.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder